segunda-feira, 16 de dezembro de 2013

Sonhos de Abóbora











É um dos meus doces de Natal favoritos e desde que descobri esta receita, faço todos os anos e saem sempre bem.


500 gr de abóbora
350 gr de açúcar
400 gr de farinha
1 colher de chá de fermento em pó
4 ovos
1/2 laranja
açúcar e canela para polvilhar
óleo para fritar
sal



Cortar a abóbora em pedaços e cozer durante 30 minutos. Escorrer a água da cozedura, deixar arrefecer e reduzir a puré.
Numa taça, misturar a farinha, o fermento e o açúcar.
Juntar os ovos, o puré, o sal q.b. e o sumo da meia laranja. Mexer bem.
Tapar com um pano e deixar levedar num local quente durante 2 horas.
Fritar pequenas porções em óleo bem quente até a massa terminar.
Juntar canela e açúcar num prato de sopa e envolver os Sonhos nesta mistura.


Feliz Natal!




Esta receita serve 10 pessoas.





24 comentários:

  1. Mais uma excelente sugestão para a nossa mesa de Natal. Na minha terra também costumamos fazer esses sonhos de abóbora.

    Recordo-te sobre o passatempo que está a decorrer no meu blog.

    Participa

    http://www.pratocaseiro.blogspot.pt/2013/12/passatempo-faz-tua-receita-com-produtos.html

    Beijinhos e boa semana
    http://www.pratocaseiro.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  2. Sabes o que é mesmo fantástico? O meu marido ter acabado de ver um post de uma amiga dele no FB e era a partilha desta tua receita através de outra amiga :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Marta Esta receita nao leva leite ou água?
      Muito obrigado!!!

      Eliminar
    2. Qual a quantidade de fermento?

      Eliminar
    3. Olá. É a quantidade que diz na receita. 1 colher de chá de fermento em pó.
      Boas Festas.

      Eliminar
  3. Por favor,as 500g da abobora é já em puré ou ainda com casca e crua?,grata

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá dina. A abóbora é ainda com casca e crua.

      Eliminar
    2. Uma pergunta
      Triturei a abobora, mas nao pesei, triturada é que quantidade?

      Eliminar
    3. Uma pergunta
      Triturei a abobora, mas nao pesei, triturada é que quantidade?

      Eliminar
    4. Olá. Depois de cozida não sei qual é o peso.... Mas dá mais ou menos 500 ml de puré de abóbora.

      Eliminar
  4. Ola Marta,
    reparei que em vez de levar fermento em pó, recomendam usar fermento de padeiro (http://sabores.sapo.pt/dica/artigo/fritos-de-natal). Acha q podem ficar melhores?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, maior parte das receitas de Sonhos levam fermento de padeiro, mas eu nunca experimentei nenhuma.
      Gosto desta receita precisamente por levar fermento em pó, que é muito mais fácil de trabalhar do que o de padeiro. E posso lhe dizer que ficam ótimos!

      Eliminar
  5. Boas Festas.

    ______________________
    Ana Teles | Telita
    blog: Telita na Cozinha

    ResponderEliminar
  6. Gosto de tudo que leve abóbora e Natal sem sonhos ... e estes estão de sonhar mesmo!
    Bela partilha.
    Gratidão e Feliz Natal, com um 2015 também repleto de sucessos!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. eu acho que a abobora é pouca ....eu pos 1kg já descascada e um pouco mais de farinha ...vou experimentar ...espero que fiquem bons .obrigada pela receita e um bom natal .

      Eliminar
  7. O fermento do padeiro e o que nos chamamos leverina que Sao umas bolinhas miudinhas e tem um cheiro esquesito

    ResponderEliminar
  8. Marta, este nome desonhos e meu e de minha falecida Mae eu por acaso lhe dei o nome de sonhos mas o verdadeiro no sao BEILHOSES, o nome e igual, receita precisa e igual mas acrescenta-lhe um calice de aguardente tambem. Manda-me resposte e diz a tua opinoiao em dealmeida47@outlook.com. no be afraid and my complements

    ResponderEliminar
  9. Para que é o sal? Está nos ingredientes,mas na receita não específica para que...

    ResponderEliminar